Sumário

CapaÍndiceIndexReduzir Janela TextoAmpliar Janela Texto
AjudaCapítulo 10Capítulo 8Secção 9.4Exercícios de Aplicação
O condensador e a bobina introduzem as equações diferenciais no seio da análise dos circuitos eléctricos. A dinâmica temporal de um circuito RC ou RL é descrita por uma equação diferencial linear de 1.ª ordem, cuja solução é composta por duas parcelas: a solução natural e a solução forçada.

A solução natural estabelece a dinâmica do circuito na ausência de fontes independentes. Indica o modo como a energia armazenada nos condensadores e nas bobinas se dissipa por efeito de Joule nas resistências do circuito. O esvaimento das tensões e das correntes nos circuitos RC e RL tem sempre a forma de uma exponencial negativa, Ae-t/t.

A solução forçada de um circuito RC ou RL de 1.ª ordem é uma função da dinâmica das fontes independentes em presença no circuito. Por exemplo, fontes independentes constantes conduzem a soluções forçadas constantes e fontes independentes sinusoidais conduzem a soluções forçadas também sinusoidais.

A validade do teorema da sobreposição das fontes estende-se à análise dos circuitos RC e RL. A solução de um circuito com N fontes independentes é constituída por (N+1) parcelas, das quais a primeira define o regime natural e as restantes N as contribuições das N fontes independentes. A parcela relativa ao regime natural é calculada anulando a totalidade das fontes independentes presentes no circuito, em particular efectuando o curto-circuito das fontes de tensão e deixando em aberto as fontes de corrente. As restantes N parcelas são calculadas introduzindo uma a uma e isoladamente as fontes independentes.