Sumário

CapaÍndiceIndexReduzir Janela TextoAmpliar Janela Texto
AjudaCapítulo 4Capítulo 2Secção 3.7Exercícios de Aplicação
Define-se resistência eléctrica como a oposição que a matéria oferece à passagem de corrente eléctrica. A Lei de Ohm estabelece a relação existente entre tensão, corrente e resistência eléctrica. A resistência eléctrica é uma função da resistividade do material e das dimensões físicas do elemento, sendo a resistividade inversamente proporcional à densidade de portadores livres e à respectiva mobilidade.

A Lei de Joule estabelece a relação entre potência eléctrica, amplitude da corrente (ou tensão) e resistência eléctrica.

As resistências podem ser fixas, ajustáveis ou variáveis. No que respeita aos materiais e processos de fabrico, podem ser de carvão, de película fina, de fio bobinado, de filme espesso ou fino, e integradas.

Existem resistências com uma variação do valor nominal com a tensão, a temperatura, a luminosidade, o campo magnético, o esforço mecânico, a humidade (em geral a densidade de certos agentes químicos), etc. Esta dependência é utilizada na realização de sensores resistivos.

A resistência eléctrica mede-se com um ohmímetro.