3.7

Ohmímetro

CapaÍndiceIndexReduzir Janela TextoAmpliar Janela Texto
AjudaCapítulo 4Capítulo 2Secção 3.6Sumário
O ohmímetro é um instrumento que permite medir a resistência eléctrica de um elemento. Os ohmímetros são regra geral parte integrante de um multímetro, constituindo assim uma das múltiplas funções que disponibilizam (é comum os multímetros integrarem as funções de ohmímetro, amperímetro e voltímetro, além de outras funções, relacionadas com o teste de dispositivos electrónicos e a realização de operações sobre as medidas efectuadas).

Como se indica na Figura 3.16.a, a medição da resistência de um elemento é efectuada colocando em paralelo o instrumento e o componente. A medição efectuada por um ohmímetro baseia-se na aplicação da Lei de Ohm: o ohmímetro injecta no elemento uma corrente pré-estabelecida, mede a tensão aos terminais e efectua o cálculo da resistência. No entanto, para que a medição seja correcta, é necessário que o elemento a medir se encontre devidamente isolado de outros componentes do circuito, e em particular da massa através do corpo humano. Deste modo evita-se que o circuito envolvente retire ou injecte no elemento corrente distinta daquela aplicada pelo ohmímetro. O isolamento eléctrico pode ser obtido de duas maneiras distintas: desligando o componente em questão do resto do circuito, ou colocando pelo menos um dos seus terminais no ar (Figura 3.16).

Figura 3.16 Ohmímetro

O ohmímetro também pode ser utilizado na identificação de caminhos em curto-circuito (Figura 3.16.c) ou em circuito aberto (Figura 3.16.d). Nós em curto-circuito são identificados através da medição de uma resistência relativamente pequena ou nula entre os pontos inquiridos. A situação oposta corresponde à medição de resistências elevadíssimas.