TOPAS SUL 2024

Torneio de Programação para Alunos do Secundário





Regulamento

TOPAS Sul

Composição das equipas

  1. Uma equipa é constituída por no mínimo 2 e no máximo 3 participantes.
  2. Um estudante é considerado elegível para participante se estiver inscrito numa instituição do ensino secundário, no ano letivo em que se realiza a prova.
  3. Um estudante só pode concorrer por uma instituição
  4. Um membro da instituição representada deve comprovar a elegibilidade dos participantes.
  5. Cada equipa deverá ser acompanhada por um professor da mesma instituição (chamado treinador), que servirá de representante da equipa antes e durante o concurso.
  6. Cada instituição pode levar, no máximo, duas equipas ao ToPAS Sul.
  7. Uma equipa é considerada com experiência em programação competitiva se algum dos seus elementos já tiver sido selecionado para participar num evento internacional de programação competitiva, como, por exemplo, as International Olympiad in Informatics (IOI).
  8. As inscrições das equipas têm de ser feitas obrigatoriamente no prazo definido pela organização.
  9. As equipas com experiência em programação competitiva não são candidatas a prémios, caso estes existam.


Linguagens de Programação

  1. Os problemas propostos poderão ser resolvidos num conjunto de linguagens de programação, nomeadamente as linguagens oficiais e as linguagens aceites.
  2. Os problemas são garantidamente resolúveis nas linguagens oficiais, abaixo do tempo máximo de execução.
  3. Os problemas deverão ser resolúveis nas linguagens aceites, mas esse facto não foi necessariamente comprovado.
  4. As linguagens oficiais são: C, C++, Java, e Python.
  5. As linguagens aceites são: C#.
  6. Em cada edição do ToPAS será definida pelo júri uma versão de referência de cada uma das linguagens de programação.


Ambiente de trabalho

  1. Cada equipa terá direito a apenas um computador, equipado de maneira semelhante a todas as outras equipas.
  2. Cada equipa terá acesso aos compiladores/interpretadores quer das linguagens oficiais, quer das linguagens aceites.
  3. Os programas deverão residir num único ficheiro e obedecer às normas da versão de referência da linguagem em que estiverem escritos.
  4. As equipas estão impedidas de levar todo o tipo de material auxiliar, incluindo livros ou resumos, bem como dispositivos eletrónicos com capacidade de armazenamento, processamento ou acesso à Internet, como computadores, tablets, telemóveis, smartwatches, pens ou calculadoras.
  5. O trabalho das equipas será desenvolvido localmente em cada máquina. Quando a equipa entender adequado, deverá submeter a sua solução (o programa fonte) para um dado problema ao sistema automático de avaliação. O ambiente de submissão está integrado no browser.
  6. O sistema de avaliação é o Mooshak.


Concurso e problemas

  1. O concurso tem a duração de 4 horas para tentar resolver 7 a 8 problemas.
  2. Dentro do possível, os problemas irão evitar a dependência duma área de conhecimento em particular ou de uma determinada linguagem.
  3. Quando uma equipa tiver uma proposta de solução dum problema, submete-a ao júri do concurso, que a avalia, dizendo se está certa ou errada. As submissões erradas serão marcadas como tendo ocorrido: "compile time error", "run-time error", "time-limit exceeded", "wrong answer", "presentation error" ou "contest rule violation".
  4. A avaliação das submissões será feita por um sistema automático de avaliação cujo resultado será posteriormente confirmado por um júri designado pela instituição de acolhimento.


Classificação

  1. Há duas tabelas classificativas independentes: uma com as equipas com experiência em programação competitiva e a outra com as equipas sem experiência em programação competitiva.
  2. As equipas (de uma mesma tabela) são classificadas com dois critérios:
    • Maior número de problemas resolvidos;
    • (Em caso de empate no número de problemas resolvidos) Menor soma dos tempos gastos para resolver esses problemas.
  3. O tempo gasto para resolver um problema é o tempo que decorreu desde o início do concurso até à submissão que foi aceite mais 20 minutos de penalização por cada submissão incorreta a esse problema.