16.1

Transferidor Ideal

CapaÍndiceIndexReduzir Janela TextoAmpliar Janela Texto
AjudaCapítulo 15Capítulo 16Secção 16.2
Um transferidor de tensão e corrente é basicamente um circuito que implementa duas fontes controladas, uma de tensão controlada por tensão e outra de corrente controlada por corrente (Figura 16.1). Um TTC é composto por três portos de acesso: um porto de entrada (porto-Y), um porto de entrada ou de saída (porto-X) e um porto exclusivamente de saída (porto-Z).

Figura 16.1 Transferidor de tensão e corrente

Os portos gozam das seguintes propriedades:

(i) a corrente de entrada no porto-Y é nula, iy=0;

(ii) a tensão no porto-X segue a tensão aplicada no porto-Y (vx=vy), definindo assim um curto-circuito virtual;

(iii) a corrente no porto-Z é uma cópia daquela presente no porto-X (iz=ix), sendo em alguns casos uma cópia amplificada por um factor k superior à unidade, tipicamente quatro ou oito.

Estas três propriedades resumem-se na seguinte frase: a tensão aplicada ao porto-Y é transferida para o porto-X, cuja corrente é transferida para o porto-Z. A sequência de controlo entre portos é, portanto, a seguinte: o porto-Y controla o porto-X e este o porto-Z.

Dado o maior número de fontes controladas implementadas, é de esperar que o transferidor de tensão e corrente transporte consigo um maior potencial de processamento de sinal quando comparado com o AmpOp convencional.