Sumário

CapaÍndiceIndexReduzir Janela TextoAmpliar Janela Texto
AjudaCapítulo 13Capítulo 11Secção 12.4Exercícios de Aplicação
Designa-se por análise da resposta em frequência o estudo do cociente entre dois fasores em função da frequência. A representação em formato polar conduz a expressões para a amplitude e para a fase da resposta em frequência, cujas representações em escala logarítmica se designam diagramas de Bode. O decibell (dB) de amplitude é dado por 20log10 da amplitude da resposta em frequência.

À frequência de ressonância, os circuitos apresentam um comportamento semelhante ao de uma rede resistiva pura, e os fasores da tensão e da corrente encontram-se em fase. A ressonância caracteriza-se pelas frequência de ressonância, factor de qualidade e largura de banda.

Uma função de transferência é uma função complexa definida pelo cociente entre as transformadas de Laplace de duas variáveis de um circuito. O cálculo da função de transferência sobre o eixo imaginário coincide com a resposta em frequência do cociente entre os dois fasores respectivos. As raízes dos polinómios do numerador e do denominador de uma função de transferência designam-se por zeros e pólos, respectivamente. A representação gráfica no plano complexo dos pólos e dos zeros designa-se por diagrama de pólos e zeros.

Os filtros eléctricos são circuitos cuja função é a selecção, rejeição ou igualização de uma ou várias gamas de frequência de um sinal eléctrico. Os filtros podem ser de cinco tipos básicos: passa-baixo, passa-alto, passa-banda, rejeita-banda e passa-tudo.