Sumário

CapaÍndiceIndexReduzir Janela TextoAmpliar Janela Texto
AjudaCapítulo 8Capítulo 6Secção 7.7Exercícios de Aplicação
O condensador armazena cargas eléctricas. A capacidade eléctrica relaciona a tensão com a carga armazenada, e é uma função da constante dieléctrica, e das dimensões físicas e da separação entre os eléctrodos. A unidade de capacidade é o farad.

A corrente e a tensão eléctrica num condensador relacionam-se por uma derivada.

Existem três tipos básicos de condensadores: discretos, híbridos e integrados. Os condensadores discretos mais comuns possuem um dieléctrico de mica, película (papel, plástico, etc.), cerâmica ou electrólitos de alumínio ou de tântalo. Existem em gamas pré-estabelecidas e apresentam um conjunto de características técnicas a considerar durante o dimensionamento dos circuitos: tolerância do valor nominal, tensão máxima de trabalho, corrente de fuga pelo dieléctrico, variações com a temperatura, indutância, resistência parasita, polaridade dos terminais, entre outras.

Existem sensores capacitivos de pressão, de fluxo de gases ou líquidos, de aceleração, de temperatura, de vácuo, de nível de líquidos, de força, de deslocamento, de agentes químicos como a humidade, o monóxido de carbono, etc.