Sumário

CapaÍndiceIndexReduzir Janela TextoAmpliar Janela Texto
AjudaCapítulo 2Secção 1.6Exercício de Aplicação
A Ciência Eléctrica estuda o fenómeno da existência e interacção entre cargas eléctricas. A carga é uma propriedade fundamental da matéria que se manifesta através de uma força, cuja intensidade é estabelecida pela Lei de Coulomb.

O estudo da Ciência Eléctrica envolve um conjunto variado de conceitos e grandezas, de entre as quais se salientam a corrente e a tensão eléctrica. Estas duas grandezas são designadas por variáveis operatórias dos circuitos eléctricos.

Um sinal eléctrico é uma função matemática representativa da variação temporal de uma grandeza eléctrica. A grandeza tanto pode ser a tensão eléctrica entre os terminais de uma bateria, como a corrente entre dois pontos de um circuito, como ainda a carga armazenada, a energia libertada, etc. As formas mais comuns dos sinais eléctricos são a constante, a sinusoidal, a rectangular, a triangular, o escalão e a exponencial.

As fontes podem ser de tensão ou de corrente, e de alimentação ou de sinal. Uma tensão eléctrica pode ser gerada a partir de três mecanismos básicos: através de uma reacção química, através do fenómeno da indução electromagnética e através do efeito foto-eléctrico.

Existem diversos instrumentos de medida das grandezas eléctricas. No âmbito desta disciplina destacam-se o voltímetro, o amperímetro, o wattímetro, o multímetro e o osciloscópio. O osciloscópio é um instrumento de medida que permite visualizar em tempo real a amplitude de uma tensão eléctrica variável no tempo.