next up previous contents
Next: Instrumentos e técnicas de Up: Instrumentos e técnicas de Previous: Preparação   Contents


Trabalho prático

1. Característica tensão-corrente numa resistência

a)
realize a montagem da figura E.5. Fazendo variar o valor da tensão nominal da fonte entre 0 e 10 V, de um em um volt; medir a corrente e a tensão para cada valor utilizando a montagem dos aparelhos de medida exemplificada na figura E.62. Traçar a curva $I=f(V)$. A lei de Ohm é verificada ? Porquê ?

b)
deduzir experimentalmente o valor médio da resistência a partir da curva $I=f(V)$ de a) através do ajuste linear nos pontos medidos. Comparar o valor obtido com o valor obtido num ponto, com o valor nominal e com o valor real (utilizando o ohmimetro). Qual o valor mais preciso ? Conclusão.

c)
na mesma montagem de a), coloque agora os aparelhos de medida A e V de tal modo que o amperímetro fique em série antes do voltímetro. Refaça o traçado de $I=f(V)$. Deduza novamente o valor da resistência dos dados experimentais e faça a mesma comparação com os vários valores da resistência. Conclusão sobre a precisão de medida obtida pelas montagens: amperímetro antes e depois do voltímetro.

2. Característica tensão-corrente num diodo

Realize a montagem da figura E.7 tomando em atenção a polaridade do diodo.

Figura E.7: característica tensão-corrente num diodo.
\includegraphics[width=10cm]{figs/ftp1-8-2.eps}

a)
fazendo variar o valor do potenciometro trace a característica $I=f(V)$. Compare com a curva obtida em E.1.2 1. a) e c). Conclusão.

b)
utilizando os valores medidos em a) trace a mesma curva mas em papel semi-logarítmico $log (I)=f(V)$. Qual a forma da curva obtida ? Conclusão.


next up previous contents
Next: Instrumentos e técnicas de Up: Instrumentos e técnicas de Previous: Preparação   Contents
Sergio Jesus 2003-12-07