Em 1970, o cientista John Conway inventou um jogo que simula o processo de nascimento, sobrevivência, e morte. A ideia base é que um ser vivo necessita de outros seres vivos para sobreviver e procriar, mas um excesso de densidade populacional provoca a morte do ser vivo devido à escassez de comida.
Faz um programa para simular o jogo da vida. Os individuos vivem num array bidimensional e o programa deve gerar a geração seguinte a partir da geração anterior de acordo com as seguintes 3 regras:
Para o programa, usa uma array de 10 por 10 para representar o ambiente em que os seres nascem, reproduzem, e morrem. Cada posição do array é uma célula que pode ter um * (para representar um ser vivo) ou um espaço em branco. Cada célula tem um máximo de 8 células vizinhas, tal como está indicado na figura.
Se a geração inicial for a seguinte:
Geração 1: 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 1 2 3 4 * * * * * 5 6 7 8 * * * * * 9
as gerações seguintes serão:
Geração 2: 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 1 2 3 * * * 4 * * * 5 * * * 6 7 * * * 8 * * * 9 * * * Geração 3: 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 1 2 * 3 * * 4 * * 5 * * 6 7 * * 8 * * 9 * * Geração 4: 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 1 2 * 3 * * * 4 * * * * 5 6 7 8 * * * * 9 ...