Exercícios sobre apontadores

Programa 1

Faz um programa que defina uma variável inteira e um apontador para essa variável.
Inicializa a variável com um valor numérico.
Utiliza o apontador para mudar o valor à variável.
Mostra o valor final no ecrã duas vezes (uma usando a própria variável e outra usando o apontador).


Programa 2

Faz um programa que apresente no ecrã uma string com todas as letras maiúsculas do alfabeto.
O programa deverá recorrer a apontadores e alocação dinâmica de memória para a definição e o preenchimento da referida string.

Exemplo:

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ



 

Programa 3


Faz um programa que receba um nome completo e que divida esse nome em substrings.

Exemplo:

Escreva o nome:
João Garcia

Substring 1: João
Substring 2: Garcia
 


Programa 4

Faz um programa que peça ao utilizador para preencher um array de 10 numeros inteiros e nos diga qual o maior e qual o menor dos valores introduzidos. A identificação desses valores (o maior e o menor) deverá ser feita através da chamada a uma função desenvolvida especificamente para o efeito.

Exemplo:

Preencha o array com 10 valores inteiros:
3 9 27 12 -1 15 -3 7 4 20

Maior valor: 27; Menor valor: -3;


Programa 5

Altera o programa anterior de modo a poderes receber uma quantidade variável (a pedido) de números inteiros.

Exemplo:

Quandos numeros quer introduzir?
15

Preencha o array com 15 valores inteiros:
3 9 27 12 -1 15 -3 7 4 20 11 -5 31 0 8

Maior valor: 31; Menor valor: -5;
 



 

Programa 6

Faz um programa que preencha um array com 10 números introduzidos pelo utilizador e que os apresente por ordem crescente no ecrã. A ordenação do array deverá ser feita usando a função qsort da stdlib.h

Exemplo:

Introduza 10 numeros:
6 2 14 20 8 16 4 18 10 12

Após ordenação:
2 4 6 8 10 12 14 16 18 20