Exercícios sobre apontadores
Programa 1
Faz um programa que defina uma variável inteira e um apontador para
essa variável.
Inicializa a variável com um valor numérico.
Utiliza o apontador para mudar o valor à variável.
Mostra o valor final no ecrã duas vezes (uma usando a própria
variável e outra usando o apontador).
Programa 2
Faz um programa que apresente no ecrã uma string com todas as letras
maiúsculas do alfabeto.
O programa deverá recorrer a apontadores e alocação
dinâmica de memória para a definição e o preenchimento
da referida string.
Exemplo:
ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ
Programa 3
Faz um programa que receba um nome completo e que divida esse nome
em substrings.
Exemplo:
Escreva o nome:
João Garcia
Substring 1: João
Substring 2: Garcia
Programa 4
Faz um programa que peça ao utilizador para preencher um array de
10 numeros inteiros e nos diga qual o maior e qual o menor dos valores
introduzidos. A identificação desses valores (o maior e o
menor) deverá ser feita através da chamada a uma função
desenvolvida especificamente para o efeito.
Exemplo:
Preencha o array com 10 valores inteiros:
3 9 27 12 -1 15 -3 7 4 20
Maior valor: 27; Menor valor: -3;
Programa 5
Altera o programa anterior de modo a poderes receber uma quantidade variável
(a pedido) de números inteiros.
Exemplo:
Quandos numeros quer introduzir?
15
Preencha o array com 15 valores inteiros:
3 9 27 12 -1 15 -3 7 4 20 11 -5 31 0 8
Maior valor: 31; Menor valor: -5;
Programa 6
Faz um programa que preencha um array com 10 números introduzidos
pelo utilizador e que os apresente por ordem crescente no ecrã.
A ordenação do array deverá ser feita usando a função
qsort da stdlib.h
Exemplo:
Introduza 10 numeros:
6 2 14 20 8 16 4 18 10 12
Após ordenação:
2 4 6 8 10 12 14 16 18 20