Programação I

Aula Prática 3

Sumário

Programas com utilização de estruturas de controlo de fluxo, selecção ou decisão (if, e if ... else).


Programa 1

Faz um programa que calcule o máximo de 2 números reias. Os 2 números devem ser introduzidos pelo utilizador.

Ao ser executado, o programa vai fazer o seguinte (o que aparece em bold é escrito pelo utilizador):

        Introduza um número:
        3
        Introduza outro número:
        8
        O máximo é 8.

Programa 2

Imagina que a uma dada cadeira, a nota de frequência é obtida da seguinte forma: o trabalho tem peso 25% e o teste tem peso 75%. Faz um programa que calcula a vossa nota de frequência a essa cadeira. Se a nota de frequência for inferior a 9.5, o computador deve imprimir a mensagem: "tem de ir a exame". Caso contrário, imprime a mensagem: "Passaste com x valores".

Ao ser executado, o programa vai fazer o seguinte:

        Nota do trabalho:
        18
        Nota do teste:
        13
        Passaste com 14.25 valores.

Programa 3

Modifica o programa que calcula as raízes de uma equação do segundo grau (dado na aula teórica) de modo a que apresente raízes complexas se for caso disso.

Ao ser executado, o programa vai fazer o seguinte:

        Introduza os coeficientes de um polinómio de grau 2
        a = 1
        b = 2
        c = 2
        As raízes são -1+i e -1-i

Programa 4

Faz um programa que pede ao utilizador 3 números e escrevo-os no ecrã por ordem crescente:

Ao ser executado, o programa vai fazer o seguinte:

        Diz um número:
        18
        Diz outro número:
        -4
        Diz outro número:
        5
        Ordem crescente: -4 5 18

Programa 5

Faz um programa que calcula o valor absoluto (módulo) de um número.

Ao ser executado, o programa vai fazer o seguinte:

        Diz um número:
        -1
        O valor absoluto de -1 é 1.

Programa 6

Faz um programa que, ao receber o valor da largura e do comprimento de uma figura geométrica, detecta se esta é um quadrado ou um rectângulo.

Ao ser executado, o programa vai fazer o seguinte:

        Diz a largura:
        7
	Diz o comprimento:
        5
        A figura é um rectângulo.

Programa 7

Faz um programa em C que receba uma data de nascimento e que calcule a idade que a pessoa terá em 01/01/2010.


Programa 8

Faz um programa em C que receba 10 valores inteiros e que indique: Quantos são pares, quantos são ímpares, quantos são positivos e quantos são negativos.


Programa 9

Faz um programa em C que calcule o salário de um empregado baseado no n.º de horas que trabalhou, e no seu salário por hora (as horas extraordinarias (> 40) são pagas a dobrar).