Índice

Descrição e objectivos da disciplina

Esta disciplina aborda técnicas de análise/modelação de bases de dados e o uso de sistemas de gestão de base de dados (SGBDs) para o desenvolvimento de aplicações. Iremos cobrir o modelo entidade-associação (E/A), o modelo relacional, e a conversão do modelo E/A no modelo relacional. Irá ser dado ênfase a linguagens de manipulação de dados, quer abstractas (álgebra relacional) quer concretas (SQL - Structured Query Language). A linguagem SQL é um standard para definir e manipular informação em bases de dados e irá ter uma cobertura extensiva. Veremos também como desenvolver aplicações utilizando SQL juntamente com uma linguagem de programação.

Professores

Nome Email Horário de dúvidas
Fernando Lobo flobo ponto ualg ponto pt 4ª das 17:30 - 18:30
5ª das 14:30 - 17:30
gab. 1.64

Mailing list

Mailing list para dúvidas acerca da disciplina.

Bibliografia

Livro de texto

Documentação online

Informação sobre o PostgreSQL

O Website do PostgreSQL está em http://www.postgresql.org/.

Quem quiser instalar a versão para Windows pode fazer download do software em http://www.postgresql.org/ftp/binary/v8.0.3/win32/. Existe também uma FAQ sobre a instalação em Windows em http://www.postgresql.org/docs/faqs.FAQ_windows.html

No DEEI, o servidor do PostgreSQL está a correr sobre linux. Existe uma base de dados criada para cada grupo. Só os membros do grupo é que podem aceder a essa base de dados. O nome da base de dados é bd2005grupoXX (em que devem substituir XX pelo vosso número de grupo. Para saberem qual o vosso número consultem a lista de trabalhos. Depois, para acederem à base de dados através do psql é só fazer:

    psql -h diana bd2005grupoXX

Ao fazerem isso, o sistema irá solicitar-vos uma password. Falem comigo na aula prática para eu vos dar a password.

Em http://www.postgresql.org/docs existe muita documentação (em HTML e PDF), incluindo o PostgreSQL tutorial, Users Guide, Programmers Guide, Reference Guide, e o Administrators Guide. No servidor do DEEI também existe documentação em http://www.deei.fct.ualg.pt/docs/postgresql/

Regras de avaliação

Trabalho prático 30%
Exame final 70%

Importante: A nota do trabalho prático e do exame tem de ser superior a 6.0. Na data do exame, o aluno poderá optar para que o exame conte 100%, ignorando assim a nota do trabalho prático. No entanto, recomenda-se que todos os alunos façam o trabalho prático (aprendem bastante ao fazê-lo e normalmente têm boas notas).

O trabalho será composto por várias partes, cada qual com o seu prazo de entrega. Cada parte corresponde a uma tarefa que é necessária para o desenvolvimento de uma aplicação suportada por uma base de dados.

Exames do ano passado

Aulas práticas

Nas aulas práticas iremos utilizar o PostgreSQL. Existe muita documentação online (ver bibliografia recomendada sobre PostgreSQL).

Programa resumido