Aplicações Distribuídas na Internet, 2006/2007

[18.06.2007] As notas de avaliação Continua encontram-se aqui.

Índice

Descrição e objectivos da disciplina

Nos últimos anos, a World Wide Web criou oportunidades únicas para o desenvolvimento de aplicações. A gama de websites existentes actualmente é muito vasta e vai desde uma simples página pessoal com informação estática, até a sofisticados motores de pesquisa que manipulam bases de dados gigantescas. No meio da gama, existem websites para suportar trabalho colaborativo, comunidades virtuais, e comércio electrónico, entre outros.

As aplicações na Web requerem a integração de várias tecnologias que devem funcionar de modo fiável 24 horas por dia, 7 dias por semana. Para construir uma aplicação Web com sucesso, tem de se saber um pouco sobre a configuração dos servidores Web, um pouco sobre sistemas de bases de dados relacionais e SQL, ser fluente numa linguagem de scripting, saber o básico sobre o protocolo HTTP, saber a sintaxe do HTML, e saber um pouco sobre user-interface design.

Nesta disciplina, os alunos irão aprender um pouco de tudo isto. Especificamente, ao terminar a disciplina os alunos deverão

O programa, os objectivos, e o conteúdo da disciplina são em tudo idênticos aos do ano lectivo de 2005/2006 definidos pelo Prof. Fernando Lobo. Esta página web é uma cópia modificada da página original da disciplina (ver aqui o programa original) . 

Professor

nome e-mail horário de dúvidas
José Bastos
my email 5ª das 15:30-19:30
Ed. 1 - sala 2.58

Requisitos

Ter conhecimentos sólidos de Programação, Estruturas de Dados, e Bases de Dados. Recomenda-se também que tenham conhecimentos sobre Sistemas Operativos e Redes de Computadores.

Quem estiver mais enferrugado a base de dados deve consultar a página da disciplina de Base de Dados.

Bibliografia

O material de estudo desta disciplina encontra-se em

O primeiro livro é o livro de texto desta disciplina e cobre a maior parte da matéria dada. O segundo livro cobre em particular os temas HTML, CSS, e CGI.

Existe um livro totalmente online que é também recomendado:

Outros links uteis:

Regras de avaliação

A frequência da disciplina é baseada num trabalho prático. Para serem admitidos aos exames (exame normal, exame de recurso, épocas especiais) todos alunos (normais, estatuto trabalhador, estatuto dirigente associativo) devem ter mais do que 7.0 valores no trabalho.

Se a nota resultante for maior ou igual a 10 estão passados. Caso contrário têm de ir a exame.

Programa

Calendário das aulas previsto

Enunciado do trabalho

Documentação dada nas aulas


Actualizado pela última vez em
José Bastos.