Introdução a Computação

Aula prática 1d

Sumário


O compilador

Nas nossas aulas vamos utilizar o compilador de linha de comando tpc. O tpc de Borland é um dos compiladores de PASCAL mais vendidos. Já não é o mais avançado (agora existe por exemplo Delphi ou Kylix) mas é muito bom para os nossos programas. Existem também compiladores de domínio livre (public domain), por exemplo o compilador de FreePascal (http://www.freepascal.org) . O que significa ser software de domínio livre? Significa que temos liberdade para:

    1. Executar o software, qualquer que seja o nosso propósito
    2. Estudar o modo como o software funciona e adaptá-lo às nossas necessidades
    3. Distribuir cópias do software
    4. Melhorar o software e distribuir esses melhoramentos para benefício da comunidade

O tpc suporta os standards modernos da linguagem PASCAL (como p/ex. o ANSI PASCAL) ao mesmo tempo que mantém a compatibilidade com os compiladores e estilos mais antigos.


Software engineering

Crear programas consiste em vários etapas
 
 
1. Pensar. Estudar o problema.
2. Escrever um programa
3. Resolver os erros do programa. Debugging
4. Analisar o resultado
5. Em caso necesário, Voltar ao passo 3, 2 ou 1.

 
1. Pensar. Desenho um programa com papel e lápis. Ainda não toca o computador! Busca informação sobre o assunto. Chega a um algoritmo.

2. Escrever o programa. Use qualquer editor. Por exemple notepad, edit, ou turbo.

3. Debugging. ("bug" = bicho, então debugging é debichomento). Eliminar erros do programa. 
O compilador vai gerar "compile-time errors", por exemplo
  type-mismatch error in line 34
Se o compilador nao encontre mais erros, vai gerar um ficheiro executável
(*.exe) com o código binário.
Durante o correr do programa podem acontecer "run-time errors", por exemplo
  division by zero error

Ambas os tipos de erros devem ser eliminados!

4. Mesmo se o nosso programa passa o compilador sem gerar erros e corre sem gerar erros o resultado do programa pode estár mal. por exemplo, o "output" do programa pode ser
  O raiz de 9 é 4
Temos de voltar ao passo 3, 2 ou 1.

                            The First Computer Bug

       Grace Murray Hopper, working in a temporary World War I building at Harvard University on the Mark II computer, found the first computer bug beaten to death in the jaws of a relay. She glued it into the logbook of the computer and thereafter when the machine stops (frequently) they tell Howard Aiken that they are "debugging" the computer. The very first bug still exists in the National Museum of American History of the Smithsonian Institution. Edison had used the word bug and the concept of debugging previously but this was probably the first verification that the concept applied to computers.
(copied from http://www./firstcomputerbug.html)


Um exemplo passo a passo

Vamos então seguir, em quatro passos, um pequeno exemplo para criação do nosso primeiro programa.

    1. Definir um espaço para o programa
    2. Criar o programa
    3. Compilar o programa
    4. Executar o programa
 

Definir um espaço para o programa

É mais fácil mantermos o nosso espaço em disco organizado se criarmos uma directoria para cada programa no qual estejamos a trabalhar  (excepção feita para programas ou projectos cujo código fonte esteja dividido em vários ficheiros). Neste caso vamos criar uma directoria chamada prog1 para guardar o nosso primeiro programa.

    mkdir prog1
    cd prog1
 

Criar o programa

Um programa começa por ser um ficheiro de texto. Utiliza um editor de texto do teu agrado (p/ex. o edit, ou o turbo (tp)) para escrever esse texto a que é comum chamar-se código fonte. Consoante a escolha podes dar um dos seguintes comandos:

    edit   prog1.pas      ou      tp   prog1.pas

e escrever o programa que se segue:

   PROGRAM MyFirstProgram;

   begin
     writeln('Hello World');
   end.

Compilar o programa

O compilador pega no código fonte e converte-o num programa executável. Para compilares o teu código fonte usando o compilador tpc executa o comando:

    tpc   prog1.pas

O parâmetro -o diz ao compilador que o ficheiro executável deverá chamar-se prog1, enquanto o prog1.c no final do comando indica em que ficheiro se encontra o código fonte.
 

Executar o programa

Para correr o programa faz

    prog1  ou   prog1.exe

e a mensagem "Hello World" vai aparecer no ecrã.


Programas introdutórios em linguagem PASCAL

Agora podes fazer os programas  que se seguem.