Identificação
CURSOS: |
Mestrado Integrado em Eng. Electrónica e
Telecomunicações |
ANO: |
4º |
SEMESTRE: |
2º semestre, módulo 3 |
PROFESSORES: |
José Bastos (Gab. 2.68) |
HORÁRIO AULAS TEÓRICAS: | EdP_horario_2012_Mod3.pdf |
HORÁRIO AULAS TP: |
EdP_horario_2012_Mod3.pdf |
HORÁRIO AULAS PRÁTICAS: | EdP_horario_2012_Mod3.pdf |
EXAME, RECURSO: | |
PÁGINA WEB | http://www.deei.fct.ualg.pt/EdP/ |
Objectivos
No final da disciplina o aluno
- sabe fazer a análise de circuitos quando submetidos variações da fonte de alimentação via interruptores de potência
- adquiriu conceitos básicos associados aos principais semicondutores
de potência
- conhece as principais topologias dos conversores electrónicos de potência (rectificadores, conversores AC/AC, conversores DC/DC, inversores)
- tem conceitos básicos de simulação de conversores
electrónicos de potência
Programa resumido
- Introdução aos conversores electrónicos de potência Apresentação das topologias básicas.
- Características dos dispositivos interruptores Circuitos
de comando e protecções. Exemplos de aplicação.
- Conversores AC/DC Montagens paralelas simples Montagens paralelas
duplas e montagens série (com diodos ou semicondutores controlados,
e diferentes tipos de carga)
- Conversores AC/AC Conversores monofásicos. Conversores trifásicos.
- Conversores DC/DC. Os vários tipos de montagem. Análise
de circuitos de comutação forçada (comutados). Inversores;
estudo de diferentes tipos de inversores.
Bibliografia
- N Mohan, T Undeland, W P Robbins, Power Electronics Converters, Applications and Design, 3rd Edition, John Wiley & Sons, 2003
- 6.334 Power Electronics, Spring 2003, MIT Open Courseware, available
online at
http://ocw.mit.edu/OcwWeb/Electrical-Engineering-and-Computer-Science/6-334Spring2003/CourseHome/
- University of Colorado Introduction to Power Electronics ECEN 4797/5797 Fall 2010, available online at http://ece.colorado.edu/~ecen5797/
Avaliação
A avaliação tem por base a média ponderada de três componentes: Folhas de Problemas (30%), Laboratórios (40%), Exame (30%).
- Folhas de Problemas. É entregue uma folha de problemas no inicio de cada aula teorico-pratica. O deadline para a entrega da resolução (manuscrita) é uma semana. Entregas depois do deadline não são permitidas.
Escala de notas
As folhas de problemas são avaliadas com as seguintes pontuações
0 A resolução da folha de problemas não foi entregue no prazo. A resolução da folha de problemas foi entregue mas nada se aproveita.
10 O aluno esteve presente na aula TP correspondente. A resolução da folha de problemas foi entregue mas apenas com os problemas que foram resolvidos durante a aula teorico-pratica.
14 O aluno esteve presente na aula TP correspondente. O aluno resolveu, mas não totalmente, a folha de problemas.
20 O aluno esteve presente na aula TP correspondente. O aluno resolveu na totalidade a folha de problemas.
- Laboratórios. Os laboratórios são realizados no horário atribuido pelo conselho pedagógico. Excepcionalmente poderão ser realizados (no máximo 2) laboratórios fora do horário; neste caso o aluno tem que apresentar um relatório escrito. É obrigatório realizar com aproveitamento 5 laboratórios para ter acesso ao exame (normal e recurso)
Escala de notas
Os laboratórios são avaliados com as seguintes pontuações
0 O aluno não compareceu no laboratório
10 O aluno compareceu no laboratório mas apenas realizou parte do laboratório já resolvido no guião
14 O aluno respondeu parcialmente às questões colocadas no guião
20 O aluno respondeu totalmente às questões colocadas no guião
- Exame. O exame final é avaliado numa escala de 0 a
20. Não são permitidos textos de apoio.