Base de Dados, 2005/2006

Aula prática 7: SQL, introdução ao PostgreSQL

O servidor de base de dados do DEEI é o computador diana Nesse servidor está criada uma base de dados chamada pcs que contem as 4 tabelas que vimos aula anterior relativas ao exercício sobre Produtos, PCs, Laptops e Impressoras.

    Product(maker, model, type)
    PC(model, speed, ram, hd, cd, price)
    Laptop(model, speed, ram, hd, screen, price)
    Printer(model, color, type, price)

Para aceder a essa base de dados, escreva o seguinte comando:

    psql -h diana pcs

O psql é um interpretador de SQL que funciona de modo interactivo na linha de comandos. Aí podemos dar comandos de SQL, os quais são interpretados e executados no servidor de base de dados, sendo os resultados mostrados novamente no ecrã.

A directiva -h (h de host) indica que a seguir vem o nome do computador que corre o servidor de BD (no nosso caso diana). Depois aparece a base de dados à qual queremos aceder (neste caso pcs). Esta base de dados foi criada sem restrições de acesso. Mais tarde irá ser criada uma base de dados para cada grupo de trabalho, a qual terá um acesso restrito aos membros do grupo.

Após se ter ligado à base de dados pcs ficará com o prompt:

    pcs=>

Uma vez estando no interpretador de SQL, existe uma série de comandos ao vosso dispor. Os principais são os seguintes:

Estando familiarizado com o psql, reescreva e execute em SQL as perguntas feitas na aula passada (em álgebra relacional) sobre esta base de dados.

Para ser mais fácil, deverá criar um ficheiro de texto que irá conter os comandos SQL de cada pergunta. Sugiro que experimentem executar os comandos SQL por partes. Por exemplo, para responder a algumas perguntas da aula passada necessitaram de fazer joins ou produtos cartesianos seguidos de selecções e projecções. Tente executar esses comandos passo a passo. Desse modo vêem o que faz cada operador.