Aplicações Distribuídas na Internet, 2005/2006


Índice

Descrição e objectivos da disciplina

Nos últimos anos, a World Wide Web criou oportunidades únicas para o desenvolvimento de aplicações. A gama de websites existentes actualmente é muito vasta e vai desde uma simples página pessoal com informação estática, até a sofisticados motores de pesquisa que manipulam bases de dados gigantescas. No meio da gama, existem websites para suportar trabalho colaborativo, comunidades virtuais, e comércio electrónico, entre outros.

As aplicações na Web requerem a integração de várias tecnologias que devem funcionar de modo fiável 24 horas por dia, 7 dias por semana. Para construir uma aplicação Web com sucesso, tem de se saber um pouco sobre a configuração dos servidores Web, um pouco sobre sistemas de bases de dados relacionais e SQL, ser fluente numa linguagem de scripting, saber o básico sobre o protocolo HTTP, saber a sintaxe do HTML, e saber um pouco sobre user-interface design.

Nesta disciplina, os alunos irão aprender um pouco de tudo isto. Especificamente, ao terminar a disciplina os alunos deverão

A disciplina é inspirada numa disciplina chamada Software Engineering for Internet Applications (ver http://philip.greenspun.com/teaching/6171/2003-fall/) que é leccionada no departamento de computer science do MIT.

Professor

nome e-mail horário de dúvidas
Fernando Lobo my email 3ª das 15:30-19:30
Ed. 1 - sala 1.64

Mailing list

Mailing list para dúvidas acerca da disciplina.

Requisitos

Ter conhecimentos sólidos de Programação, Estruturas de Dados, e Bases de Dados. Recomenda-se também que tenham conhecimentos sobre Sistemas Operativos e Redes de Computadores.

Quem estiver mais enferrugado a base de dados deve consultar a página da disciplina de Base de Dados.

Bibliografia

O material de estudo desta disciplina encontra-se espalhado por vários livros. Deste modo, não vos vou recomendar nenhum livro de texto em especial. Deixo no entanto, alguns livros que podem ser bastante úteis e que cobrem parte da matéria que iremos abordar.

Existe um livro totalmente online que também recomendo,

Outros links uteis:

Regras de avaliação

A frequência da disciplina é baseada em 2 trabalhos práticos. Para serem admitidos a exame devem ter mais do que 7.0 valores em ambos os trabalhos.

Caso obtenham frequência à disciplina, a nota final é a média ponderada das notas dos trabalhos (80% para o primeiro, 20% para o segundo). Se a nota resultante for maior ou igual a 10 estão passados. Caso contrário têm de ir a exame.

Programa

Enunciado dos trabalhos

Documentação dada nas aulas


Actualizado pela última vez em 12/Jun/2006.
Fernando Lobo.