Sumário

CapaÍndiceIndexReduzir Janela TextoAmpliar Janela Texto
AjudaCapítulo 14Capítulo 12Secção 13.4Exercícios de Aplicação
O modelo eléctrico de duas bobinas acopladas é composto por dois parâmetros: o coeficiente de acoplamento, o qual é adimensional e contém a informação relativa à melhor ou pior ligação magnética entre as bobinas, e o coeficiente de indução mútua. À semelhança do coeficiente de auto-indução, o coeficiente de indução mútua relaciona as variações da corrente numa bobina com a força electro-motriz induzida na outra, com a qual se encontra acoplada. A unidade do coeficiente de indução mútua é o henry (H).

O transformador é um dispositivo electromagnético constituído por duas bobinas acopladas através de um núcleo magnético de elevada permeabilidade magnética. O princípio de funcionamento do transformador baseia-se no fenómeno da indução electromagnética, e em particular da indução electromagnética mútua entre bobinas. A principal função de um transformador é elevar ou reduzir as amplitudes da tensão ou da corrente entre as bobinas do primário e do secundário. O transformador caracteriza-se pela relação de transformação de tensão entre o primário e o secundário, rT=N2/N1.

Os transformadores são utilizados numa gama muito variada de aplicações de processamento de informação e de energia eléctrica. Salientam-se, entre outras, a elevação e a redução da tensão e do número de fases em redes de transporte e distribuição de energia eléctrica, a redução da tensão ou da corrente em instrumentos de medida, a adaptação de impedâncias em amplificadores sintonizados em aplicações de rádio-frequência e frequência intermédia, a adaptação de resistências em aplicações audio, ou simplesmente o isolamento galvânico entre partes de um mesmo circuito eléctrico.

Para além de outros, é possível identificar os seguintes tipos de transformadores: auto-transformadores, transformadores com múltiplos enrolamentos no secundário, transformadores com ponto médio, transformadores de medida ou de protecção, transformadores de sinal e transformadores de potência.

Existem diversos sensores que exploram o fenómeno da indução mútua entre bobinas, ou electromagnética. Estes transdutores são designados relutivos e electromagnéticos, e são utilizados na medição de grandezas não-eléctricas, tais como deslocamento, velocidade, aceleração, binário, força, pressão, etc.