Sumário

CapaÍndiceIndexReduzir Janela TextoAmpliar Janela Texto
AjudaCapítulo 7Capítulo 5Secção 6.6Exercícios de Aplicação
Neste capítulo introduziram-se alguns dos principais teoremas dos circuitos eléctricos. Designadamente, os teoremas da sobreposição das fontes, de Thévenin, de Norton, da máxima transferência de potência, de Millman e de Miller.

O teorema da sobreposição das fontes afirma que a tensão ou corrente num qualquer elemento de um circuito linear e bilateral pode ser determinada a partir da soma das contribuições devidas a cada uma das fontes independentes, isoladamente consideradas.

O teorema de Thévenin afirma que, do ponto de vista de um par de terminais um circuito pode ser substituído por uma fonte de tensão com resistência interna. Quando o objectivo da análise se resume a identificar a corrente, a tensão ou a potência fornecidas a jusante de um par de terminais de um circuito, o teorema de Thévenin prevê que todo o circuito a montante possa ser condensado numa fonte de tensão (vTh) e numa resistência (RTh). A fonte (vTh, RTh) é designada por equivalente de Thévenin do circuito aos terminais especificados.

O teorema de Norton é dual do teorema de Thévenin; do ponto de vista de um qualquer par dos seus terminais, um circuito pode sempre ser substituído por uma fonte de corrente com resistência interna.

O teorema da máxima transferência de potência conclui que se maximiza a potência depositada numa carga resistiva quando se verifica a igualdade entre as resistências da carga e interna da fonte.

O teorema de Millman estabelece as regras de associação em paralelo e em série de fontes de tensão e de corrente, respectivamente.

O teorema de Miller conclui que é possível atenuar o valor aparente de uma resistência através da utilização de fontes dependentes.